quinta-feira, 1 de outubro de 2009

«Entusiasmo colectivo» Benfica Stars Fund

Já ouvi e li muita coisa sobre este novo instrumento «Benfica Stars Fund». Que fique já claro que não concordo com esta medida. Como li no post do AG à Benfica, eu sou daqueles que diz que «o Benfica não tem dinheiro e será o fundo a pagar e ficar com o retorno». Sou desses e assumo que sou. E explico porque sou desses com a comunicação do Benfica à CMVM:

A SAD alienou a título definitivo os direitos económicos de:
David Luiz (25 por cento por 4,5 milhões de euros),
Di Maria (20% por 4,4 ME),
Javi Garcia (20% por 3,4 ME),
Ruben Amorim (50% por 1,5 ME),
Shaffer (40% por 1,4 ME)
e Urreta (20% por 1,2 ME


Ou seja, avaliou os jogadores, no momento da venda de uma percentagem a esse fundo, em:
David Luiz - 18ME
Di Maria - 22ME
Javi Garcia - 17ME
Ruben Amorim - 3ME
Shaffer - 3ME
e Urreta - 6ME

Para poder concordar com isto posso dizer que o Javi já vale mais 10ME do que quando o comprámos e todos diziam que era caro. Mas também posso dizer que todos os outros (sem ser o Shaffer, talvez), valem bem mais do que ali foram avaliados.
Então se isto aconteceu agora e se foi logo incluir jogadores do plantel, só consigo explicar isto com a necessidade o Benfica se financiar em 40ME (David Simão, Leandro Pimenta, Miguel Vítor, Nélson Oliveira, Roderick Miranda e Yartey fazem o resto do valor até aos 22ME, portanto a parte dos passes deles valerá 6ME, mais ou menos). Se isto tivesse nascido para «financiar» novas aquisições, tudo bem. Agora para avançar com dinheiro para o clube, sub avaliando os nossos jogadores como contrapartida para ele se chegarem à frente com o guito, então vão-se lixar.
A unica explicação que encontro é que precisamos de dinheiro e esta foi a forma encontrada para o obter de forma legal (outros já o fizeram de forma ilegal).

Mas entre estas opiniões de um tipo do desporto a falar de gestão, o que interessa é ganhar amanhã em Atenas que aí sim não há pai para nós e é sempre a abrir com o nosso Jorge Jesus e os seus bravos jogadores.

0 comentários: