sábado, 17 de outubro de 2009

Jesus Salvador VS Jesus Enterra

É muito fácil de perceber que o Benfica que entusiasma todos e cria a euforia é visto no meio de um fenómeno desportivo e de imprensa chamado "Jorge Jesus".
Vamos olhar para os anos anteriores e vermos o que se passava:
Quique Flores, antes Camacho/Chalana, antes Fernando Santos, antes Koeman, antes Trapattoni e antes Camacho pela primeira vez, para recuarmos até 2003/04 - 6 ou 7 anos só.
O presidente era o mesmo (Luis Filipe Vieira), o director financeiro era o mesmo (Domingos Oliveira). As decisões importantes passavam pelos mesmos que passam hoje, mas há agora alguém pelo meio que ajuda e apresenta se calhar opções para decisões que não são estratégicas, mas que são importantes - Rui Costa.
Acumularam-se os erros e contratações erradas, dinheiro deitado à rua, poeira nos olhos dos benfiquistas, promessas de "agora é que vai ser" e "novos ciclos" uns atrás dos outros e tudo acabou em eleições marcadas em cima do joelho com a reeleição dos mesmos.
Os benfiquistas andavam tristes, gozados, perdiam esperança e criticavam o presidente Vieira, e no final já Rui Costa ouvia das boas também.
Este ano, numa aposta pessoal de Vieira, apareceu Jorge Jesus. Já ano passado era para ter vindo, mas Vieira deu o benefício da duvida a Rui Costa que tal como o Veiga acreditava que um estrangeiro é que era bom e que vinha para ganhar e tudo e tudo.
De repente: PUUUUUM!
O Benfica já não é o mesmo, o que os benfiquistas pediam quase de joelhos, acontece agora por iniciativa do Presidente (como as renovações atempadas e ter iniciativa para recompensar os jogadores antes de ficarem descontentes e ter a cabeça já fora do clube, etc.).
Podemos aqui falar dos contratos da Sagres, do envididamento, do passivo, do Benfica Stars Fund, dos jogadores que sairão e entrarão por causa do fundo. Podemos falar de tudo, mas não nos podemos esquecer que o Benfica e os sócios querem é ganhar e estão-se nas tintas para essas coisas porque sabem, por sabedoria popular, que se ganharmos tudo isso se corrige, melhora e cresce.
Foram anos a fio a ouvir jornalistas, treinadores, paineleiros, benfiquistas, bloggers a pedirem para que o clube olhasse menos para o figurão que faziam a apresentar o Relatório e Contas e mais preocupados com ganhar títulos.
Hoje em dia vemos que isso acontece, o mérito é de Luis Filipe Vieira, não de Rui Costa. Mas não posso esquecer o demérito enorme de ter demorado quase uma década a perceber e se ter deixado perder em jogos de protagonismo. LFV é, no marasmo de alternativas vazias e inócuas, a melhor solução para Presidente, mas tem que entender que este é o rumo do SLBenfica.
Olho para trás e vejo que foi o LFV que cortou as pernas a treinadores de alguma qualidade e que tinham visão para o SLBenfica, como Trapattoni, Camacho ou Fernando Santos e mesmo Quique Flores. Podiam não ser estrelas como treinadores, mas tinham qualidade para muito mais, não tivesse sido o chorrilho de asneiras que o protagonismo e os objectivos enevoados que reinaram no Benfica e levaram a uma grande desorganização.

Mas é preciso ter os pés na terra! O Jorge Jesus não inventou o Mundo, muito do mérito vem de uma excelente contratação de Jorge Jesus e Luis Filipe Vieira (Javi Garcia) e do trabalho de Pepe Aystaram com Cardozo, DiMaria, David Luiz e Aimar que são hoje jogadores muitíssimo influentes no Benfica e que sem esse trabalho não podiam ter sido e ao mesmo tempo que faziam esse trabalho, não podiam ser influentes.
Luis Filipe Vieira e a sua equipa, "queimaram" Quique e Fernando Santos - dois treinadores que admiro (mais o primeiro), mas que considero inferiores globalmente a Jorge Jesus.
A imprensa depois de ter posto o Benfica lá no topo, preocupa-se em por o Benfica a tremer de medo.
Agora fala-se que o Jesus estará a caminho de sair do Benfica se ganhar o Campeonato porque andam olheiros de outros clubes a vê-lo! Dever ser alguma nova moda, olheiros a verem treinadores. E ainda para mais gostava de ver o primeiro que me prove que o Jorge Jesus tem o dito contrato com o Jorge Mendes, que eu quase que dizia que é mentira.
Depois de terem feito o Jesus um "salvador", esquecendo-se do mérito (com quase 10 anos de atraso) que o Vieira teve - quando viu que o clube se recupera financeiramente é com vitórias; agora querem fazer do Jesus um possível "enterra" do sonho ao ameaçar-nos que se vai embora se for campeão. Uma estupidez.

0 comentários: