segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Para ser polémico

Antes de mais, sejam bem-vindos ao Planeta Encarnado.

A semana passada, num seminário de marketing desportivo, que é uma coisa que existe em todos os países onde se joga futebol a sério, menos aqui, duas personagens com responsabilidades acrescidas na matéria resolveram bradir contra os patrocínios da Liga de Clubes.
Aqui vai o lead da notícia: (os sublinhados são meus):

"Os responsáveis do Sporting Clube de Portugal e do FC Porto, que estiveram presentes no Semanário de Marketing Desportivo organizado pelo ISCTE e pelo Omnicom Media Group, teceram hoje algumas críticas ao modelo de patrocínios em vigor na principal competição do futebol português.

Em causa está o facto do patrocinador principal da Liga de Futebol, a Sagres, ter a sua marca associada a um dos clubes em competição, o Benfica. “É preocupante quando o principal patrocinador da liga está associado a um clube que está também em competição”, declarou Henrique Pais, director da Porto Comercial. O responsável defende que existe a necessidade de a Liga de Clubes resolver esta questão, o que passaria por “estar no mercado à procura de uma marca que fosse confortável para todos os clubes”, ou então por “impor que o patrocinador da Liga não fosse patrocinador de outro clube”.

Pedro Afra, director-geral do Sporting, criticou igualmente este ponto, ao sublinhar que não existe nenhuma liga no mundo onde essa situação aconteça. “É uma situação que não é boa para os patrocinadores e para os clubes que estão a disputar a mesma competição. E não é bom para os patrocinadores porque reparte os targets e isso não é bom para o negócio das cervejas”, sublinha.

O director do Sporting Clube de Portugal aponta ainda outros aspectos que devem ser trabalhados pela organização da Liga, nomeadamente a alteração do quadro competitivo e das datas e horários de realização dos jogos. “Está provado que os adeptos não querem jogos às sextas e às segundas e, em termos de marketing, é necessário adequar o produto às necessidades do consumidor”, termina.

Ouvindo estas duas avetesmas, o que apetece perguntar é o seguinte: O que andam lá a fazer?
O Benfica, desde 2003 que tem um acordo com a Sagres, por causa de uma bancada do Estádio da Luz, daí o meu nick. O FC Porto e o Sporting têm acordos assinados com a Unicer, que curiosamente é uma marca que patrocina a Carlsberg Cup. Só ainda não houve um clube que se tivesse manifestado que tem vários empréstimos no Millennium BCP, senão aí teria uma nítida vantagem na Taça de Portugal.

A missão daqueles dois senhores que foram para uma plateia dizer barbaridades, às quais (pelo menos nos relatos) o director de Marketing do Benfica não soube responder, visam nitidamente condicionar o que quer que seja para que a época do Benfica termine da mesma forma do que começou: ganhando! Ganhando e goleando, acima de tudo!

Para os srs. comerciais e marketeiros de azul e verde e branco vestidos, preocupem-se com as vossas quintinhas, que nós preocupamo-nos com a nossa herdade, felizmente grande demais para vocês os dois juntos...

1 comentários:

Unknown disse...

E... a Selecção?!?
O Benfica, não tem negocios escondidos.
O ke dirá esse Sr. d'receber arbitros em casa nas vesperas d'um jogo, para dar conselhos matrimoniais!!! ???

Saudações Desportivas
SLB 4EVER