quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Não gosto de nenhum árbitro... porque são todos maus!

O título deste tópico é exactamente o que penso da arbitragem em Portugal. Não há um, nem um que me satisfaça! Mas não porque sejam corruptos, portistas, avençados, ou outra coisa qualquer que gostem de lhes chamar. Não gosto deles porque são todos maus árbitros.
O que importa perceber é porque é que são maus? Quem são os "todos?
É fácil! Os "todos" são aqueles que conhecemos e que são destacados para apitar os jogos do Benfica, Sporting e Porto. Esses que são destacados são que obtiveram as melhores classificações nos anos anteriores e subiram de categorias. Os "todos" são aqueles que já apitaram muitos jogos e se sujeitaram a muitos observadores, delegados e motoristas da Liga.
Os "todos" são aqueles que "chegaram lá acima", porque os que são efectivamente bons, vão para o campo imunes a tudo e todos e não entram em jogadas. Esses continuam a arbitrar jogos nas Distritais, Campeonatos jovens, e Divisões Profissionais inferiores.

O paradigma do árbitro Tuga é alguém que conhece muito bem o sistema da arbitragem, dá-se bem com quem interessa e sabe o que deve fazer em campo e fora do campo para ter o acesso às melhores classificações. Como à boa maneira portuguesa, não interessa fazer bem (esses não sobem nas classificações e acabam por "morrer" para a arbitragem), interessa sim é fazer o que é preciso para subir. Agradar a quem interessa.
Podemos chamar a isto corrupção? Talvez não. A prova disso é que ninguém consegue provar nada, nem mesmo investigações de pessoas sérias como a Maria José Morgado. Isto porque o que está em causa nestas coisas não são pagamentos de favores, mas sim permitir o acesso desses árbitros a remunerações "legítimas" cada vez mais interessantes.
A cagada da arbitragem está montada para que quanto mais sobem, mais ganham. E a subida está efectivamente dependente de classificações atribuídas por... pessoas, logo são subjectivas e sujeitas a relações pessoais e influências.
Por isso, desde cedo e quem tem ambições se habitua a "agradar" a quem interessa... porque essas pessoas têm poder ou amigos com poder que os vão fazer "subir" na escala e com isso ganhar cada vez mais dinheiro.

Como já dá para ver, chega a uma altura que está tudo tão enraizado que passam a ser pessoas que respeitam de forma natural os tais "poderosos" do futebol e quando chega a hora de tomar decisões em campo, medem-nas muito bem porque sabem que um falhanço pode ser a morte das suas ambições. Mas não é um falhanço na acção desportiva, é um falhanço nos interesses de quem os ajuda a ganhar cada vez mais.
Isto não é corrupção! Isto é "lambe botas" com o objectivo de subir na vida e ganhar cada vez mais dinheiro. Depois de metidos dentro do esquema, torna-se fácil e natural que haja "incentivos extras" para certas situações, momentos e outras coisas.

Nada mudará, enquanto a arbitragem não tiver novas regras e regulamentos internos, enquanto orgãos como Comissões Disciplinares ou Concelhos de Justiça não forem liderados em "full time" por pessoas formadas em leis e que sejam externas ao futebol e não dependam de organismos ligados ao poder como a FPF ou a Liga.

0 comentários: