sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Fundo para Transferências - Benfica Stars Fund

Li hoje no Maisfutebol que, O Benfica já recebeu autorização da CMVM para a criação de um fundo de investimento destinado à participação nas receitas e mais-valias de eventuais transferências. Em comunicado, a SAD encarnada informa que o fundo, denominado «Benfica Stars Fund¿ Fundo Especial de Investimento Mobiliário Fechado» deverá ficar constituído até 30 de Setembro, sendo gerido pela «ESAF¿ Espírito Santo Fundos de Investimento Mobiliário, S.A».
No comunicado esclarece-se que «o objecto principal do Fundo consistirá no direito a participar em determinada percentagem nas receitas e potenciais mais valias decorrentes da eventual transferência de um conjunto de jogadores.».

Fruto de um comunicado do Clube que reza assim:

COMUNICADO
A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, vem informar que tomou hoje conhecimento da deliberação do Conselho Directivo da CMVM, de 24 de Setembro de 2009, autorizando a constituição do Fundo “BENFICA STARS FUND – Fundo Especial de Investimento Mobiliário Fechado”, a ser gerido pela “ESAF – Espírito Santo Fundos de Investimento Mobiliário, S.A”, prevendo-se que a referida constituição ocorra até ao próximo dia 30 de Setembro. Mais se informa que o objecto principal do Fundo consistirá no direito a participar em determinada percentagem nas receitas e potenciais mais valias decorrentes da eventual transferência de um conjunto de jogadores vinculados desportivamente à Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD.

O Conselho de Administração
25 de Setembro de 2009



Não sei se é bom se é mau, mas torna-se evidente que há dinheiro e investidores externos ao Clube a gravitar nossa órbita. Uns podem dizer «ainda bem porque somos um investimento atractivo», outros dirão que «o Benfica não tem dinheiro e será o fundo a pagar e ficar com o retorno».

Em primeiro lugar é óbvio para todos que o Benfica não passa ao lado do Mundo e das crises. É claro que não temos disponibilidade para grandes investimentos e é claro que sem receitas significativas nos últimos anos por ausência da Champions e de títulos, a nossa capacidade para gastar ou investir é baixa.
Também é verdade que é um risco do camandro por os nossos activos na mão de um conjunto de investidores que vai acima de tudo querer que eles se transaccionem e lhes retornem e capitalizem o dinheiro que investiram - Berardo, Sonangol, e outros devem estar ali metidos de certezinha.
Mas não podemos esquecer não vai acontecer mais nada do que uns gajos cheios de dinheiro nos emprestarem dinheiro para comprarmos os jogadores e esperar que conquistemos titulos para eles se valorizarem e bazarem do Clube, tudo isto o mais depressa e rápido possível.

É bom ou é mau? Não sei. Mas o que é uma certeza é que nem é só coisas boas, nem é só coisas más. Se vai ser bom ou não, veremos daqui a uns tempos.
A verdade é que vai quem ganhe dinheiro com o Benfica e não será o Benfica. Se calhar preferia fazer menos mas que o guito fosse meu.

0 comentários: